As hemorroidas são veias inchadas, inflamadas e doloridas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus. Elas podem ser tanto internas, quando ocorrem apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto, quanto externas, quando ocorrem na abertura anal, projetando-se para fora do ânus.
Segundo o coloproctologista da Clínica E-Vida, Renato Vismara Ropelato, as principais causas para as hemorroidas são a hereditariedade, as alterações no funcionamento intestinal, como constipação e diarreia, e outras situações relacionadas com o aumento da pressão intra-abdominal como a gravidez e o esforço prolongado.
“Algumas anormalidades anatômicas e funcionais também podem desencadear o processo de aparecimento e piora da doença hemorroidária”, diz.
Sintomas
Os sintomas das hemorroidas podem variar bastante dependendo do tipo de hemorroida que os pacientes têm.
Dentre os principais sintomas estão: inchaço, dor, sensação de ardência, prurido (coceira), sangramento, muco, dificuldade de higiene adequada, protrusão da hemorroida, sensação de evacuação incompleta e deformidade estética.
Tratamento
Conforme Renato, o tratamento depende do tipo de hemorroida, dos sintomas, da causa e também da frequência e intensidade que eles acontecem. Isso é definido durante a consulta médica após anamnese e exame físico proctológico adequado.
“É adequado mudar os hábitos alimentares como aumento da ingestão de alimentos ricos em fibras e líquidos e dar preferência à higiene anal com ducha e sabonete ao invés de papel higiênico. Banhos de assento com água morna também ajudam”, diz.
Já o tratamento medicamentoso é feito com medicações tópicas como pomadas ou supositórios, analgésicos, anti-inflamatórios, laxativos e em alguns casos específicos a utilização de flebotômicos (semelhante aos utilizados para varizes).
“Também existe a cirurgia que é o tratamento mais eficaz a longo prazo. Existem diversas opções. Algumas mais tradicionais bastante difundidas e utilizadas mundialmente, com comprovação científica de eficácia e outra mais modernas que ainda precisam ser melhor estudadas e aprimoradas”, explica o coloproctologista.
Recomendações
Segundo Renato, a melhor prevenção para as hemorroidas é o bom funcionamento do intestino e isso depende diretamente da alimentação. “Uma dieta rica em fibras e líquidos seria a melhor estratégia para prevenção da doença hemorroidária”.
O especialista também alerta que o perigo das hemorroidas está justamente no fato de muitos dos sintomas acontecerem também em outras doenças, inclusive muito mais graves, como o câncer do cólon, reto e canal anal.
“Em qualquer situação, é importante consultar um médico para a realização de um diagnóstico preciso e tratamento adequados”, finaliza.
Agende uma consulta na clínica E-vida, faça uma avaliação e tire suas dúvidas. Para falar com um atendente via Whatsapp, basta clicar no link http://bit.ly/2LsTsen .
Serviço
Clínica E-vida
Rua Nicolau Blay Neto | 351 | Centro
3642-6829 / 99165-8818