De acordo com o Ministério da Saúde, alguns dados sobre a saúde do coração no Brasil apontam que o número de pessoas que sofrem de problemas cardíacos chega a 300 mil. Isso significa uma morte a cada dois minutos.
Entre os problemas mais comuns, estão o acidente vascular cerebral (AVC), seguido por infarto, parada cardíaca devido à insuficiência cardíaca e ainda doenças ocasionadas pela hipertensão.
Entretanto, o que todos deveríamos saber é que 80% desses casos poderiam ser evitados com simples alterações nos hábitos de vida.
Quais os principais maus hábitos que podem provocar problemas no coração?
- Sedentarismo
A principal desculpa que as pessoas encontram para se manter sem qualquer atividade física é a falta de tempo. Enquanto isso, o sedentarismo é uma das principais causas do surgimento de doenças graves, como a diabetes e a obesidade, bem como todas aquelas relacionadas ao coração.
A prática de atividade física, além de estimular uma vida mais saudável, colabora com o emagrecimento, a eliminação de gordura e o fortalecimento cardíaco. Ou seja, uma simples caminhada diária pela manhã (se feita diariamente) já traz resultados incríveis para a saúde do coração e do corpo como um todo.
O Brasil, entre os países da América Latina, é considerado o que possui maior índice de sedentarismo — 47% das pessoas não praticam nenhum tipo de atividade física que possa contribuir para a saúde do coração. Simples atividades, como caminhada, já poderiam contribuir para melhor bombear o sangue e levar mais ‘saúde’ para todo o corpo.
- Fumar
O hábito de fumar, presente na vida de muitas pessoas, resulta em diversas doenças, inclusive as cardíacas.
Diversos estudos já comprovaram que as substâncias tóxicas presentes no cigarro causam:
- contração das artérias;
- aceleram os batimentos do coração;
- reduzem a quantidade de oxigênio do corpo.
Assim, parar de fumar está entre as primeiras medidas para evitar que doenças cardíacas se instalem no organismo.
- Não dormir
Você sabia que dormir bem faz parte dos cuidados primordiais para a saúde do coração? Sim, necessitamos de cerca de oito horas para descansar e repor as energias perdidas ao longo do dia.
Com uma boa rotina de sono, o organismo se prepara diariamente para novo ciclo de atividades. A falta dela pode provocar alguns déficits hormonais e dessa forma afetar o organismo, inclusive o sistema circulatório.
- Consumir álcool
Um dos hábitos mais comuns entre os brasileiros é consumir bebida alcoólica. O consumo frequente de álcool pode, aos poucos, danificar seriamente o fígado e o coração. Um mal silencioso, mas muito perigoso.
Outros hábitos também são considerados nocivos à saúde e podem prejudicar ainda mais a saúde do coração, são eles:
- consumir alimentos de má qualidade, como os ricos em gordura;
- trabalhar em excesso;
- ingerir pouca água;
- estresse.