As dores na coluna fazem parte da vida de muitas pessoas. Por ser uma estrutura de sustentação do corpo, não é raro que essa região seja sobrecarregada e sofra por diversos motivos, como o ganho excessivo de peso corporal, seja por obesidade ou gestação, má postura e até mesmo estresse.
Conheça as principais causas de dores na coluna para buscar o tratamento adequado:
- Lombalgia
Lombalgia é uma dor que se concentra na região lombar, podendo ou não se estender pela região das nádegas e pela parte posterior da coxa. O problema é um dos principais motivos de afastamento do trabalho e sua principal causa tem a ver com esforço físico intenso – normalmente realizado na postura incorreta -, provocando a sensação de travamento da coluna. Além das causas posturais, a lombalgia está relacionada a outras doenças na coluna, como inflamações, artroses e infecções.
- Hérnia de disco
A hérnia de disco é um processo inflamatório que atinge a medula espinhal ou algum nervo da coluna, causando dores que podem ser localizadas ou se irradiar para as pernas. A hereditariedade é a causa mais comum do problema. No entanto, traumas de repetição, como quedas e prática inadequada de esportes, postura incorreta e tabagismo também podem lesionar essa estrutura.
- Degeneração de disco
Ao envelhecermos, é natural haver perda de água nos discos da coluna, o que deixa essa estrutura com menos altura e pode levar a uma hérnia, que provoca sua degeneração. Esse processo pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral, mas é mais frequente nas vértebras de transição entre a coluna cervical e a lombar.
- Estresse
O estresse pode causar uma descarga hormonal que aumenta a tensão muscular, além de ampliar a percepção de dor. A musculatura das costas e do pescoço é especialmente sensível a esses estímulos dolorosos. Pessoas que já têm algum problema na coluna estão ainda mais suscetíveis à ação do estresse.
- Lordose
A lordose é uma curva acentuada para dentro, na parte inferior da coluna. Quando a lordose é flexível, e se reverte para acompanhar o movimento do corpo, não causa dor. Porém, se a curvatura não se altera com o movimento, é necessário ter um acompanhamento médico.
Se você tem fortes dores na coluna, agenda uma consulta na Clínica E-Vida com a ortopedia para identificar a causa do problema e ter o acompanhamento adequado. Acesse clinicaevida.com.br ou fale com um atendente via WhatsApp, clicando aqui.
Serviço
Responsável Técnico:
Dr. Emmanuel Gonçalves de Azevedo Lima (CRM 033145/PR)
Rua Nicolau Bley Neto, 351, Centro
3642-6829 / WhatsApp 99165-8818