Qual a importância da medicina preventiva?

A medicina preventiva é especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento.

 

Se no início as práticas de medicina preventiva estavam diretamente ligadas à gestão da saúde pública, com o tempo elas foram sendo incorporadas também pela saúde suplementar.

 

Segundo o clínico-geral da clínica E-Vida, Wilson Malaquias Ramosa, a maioria da população procura ajuda médica apenas quando já está doente.

 

“As pessoas esquecem da importância da prevenção. É necessário que elas pessoas se consciencializem da importância da visita regular ao médico, ainda que se sintam saudáveis. O médico nas consultas de rotina pode detectar alguns sinais suspeitos ou sintomas característicos de uma doença e desencadear uma investigação mais aprofundada. Daí a necessidade de realizar, com alguma regularidade, exames de rotina ou rastreios de determinadas doenças”, diz.

 

Ainda conforme o especialista, a vida moderna acarreta em um vasto conjunto de problemas para a saúde das pessoas, como o trabalho excessivo, o estresse, o sedentarismo e o consumo de alimentos ultraprocessados.

 

“Quando percebemos que fatores como estes resultam, muitas vezes, em doenças, facilmente entendemos a importância da medicina preventiva. As vantagens permitem melhorar as condições de saúde das pessoas, diminuir os custos com medicamentos e tratamentos e aumentar a produtividade”, ressalta.

 

Para agendar uma consulta na Clínica E-Vida, acesse clinicaevida.com.br ou fale com um atendente via WhatsApp, clicando aqui.

 

Serviço

Clínica E-Vida

Responsável Técnico:

Dr. Emmanuel Gonçalves de Azevedo Lima (CRM 033145/PR)

Rua Nicolau Bley Neto, 351, Centro

3642-6829 / WhatsApp 99165-8818

2 Respostas

Deixe uma resposta

Open chat