Hipotireoidismo: Quais os sintomas e tratamento?

O hipotireoidismo é uma doença endócrina que afeta a glândula tireoide e se caracteriza pela produção insuficiente de hormônios tireoidianos (T3 e T4).

Estes hormônios desempenham um papel chave no metabolismo, regulando muitas funções vitais como o ritmo cardíaco ou respiratório, o metabolismo, a fertilidade e o crescimento.

Sintomas de hipotireoidismo geralmente aparecem gradualmente, isto é, ao longo de vários anos. Há uma desaceleração de várias funções vitais com sintomas como ganho de peso, sonolência, fadiga ou diminuição do ritmo cardíaco.

O hipotireoidismo não apresenta sintomas característicos, o que torna o diagnóstico difícil. No entanto, um simples exame de sangue consegue avaliar os níveis de hormônios tireoidianos.

Entre os grupos de risco estão os idosos que sofrem de doenças como a diabetes tipo 1, e mulheres, especialmente no primeiro mês após o parto e na menopausa.

O tratamento padrão é baseado na ingestão diária de hormônios tireoidianos, como o hormônio tiroxina ou T4 (levotiroxina).

A fitoterapia pode ajudar a reduzir alguns sintomas do hipotireoidismo, tais como a cavalinha em casos de retenção de água ou edema.

Em casos de hipotireoidismo, é importante o consumo de uma quantidade suficiente de iodo, geralmente presente no sal (sal iodado), mas também em alimentos ricos em iodo tais como peixes, crustáceos e algas ricos em iodo natural.

Para identificar os níveis hormonais da tireoide, agende uma consulta com a endocrinologia da Clínica E-Vida. Acesse clinicaevida.com.br ou fale com um atendente via WhatsApp, clicando aqui.

Serviço

Clínica E-Vida

Responsável Técnico:

Dr. Emmanuel Gonçalves de Azevedo Lima (CRM 033145/PR)

Rua Nicolau Bley Neto, 351, Centro

3642-6829 / WhatsApp 99165-8818